O Progresso da Liberdade Inglesa: da Anarquia ao Estado de Direito – David Hume (Trad. de Guilherme Cintra)

O Progresso da Liberdade Inglesa: da Anarquia ao Estado de Direito – David Hume (Trad. de Guilherme Cintra)

Conclusão ao livro 2 de The History of England de David Hume

A ascensão, progresso, perfeição e declínio das artes e das ciências, são objetos curiosos de contemplação e intimamente conectados com uma narração das transações civis. Os eventos de nenhum período em particular podem ser totalmente explicados a não ser considerando os graus de avanço que os homens alcançaram nessas questões em particular.

Aqueles que lançam seus olhos nas revoluções gerais da sociedade descobrirão que, como quase todas as melhorias da mente humana haviam chegado próximo a seu estado de perfeição em torno da época de Otávio Augusto, houve um sensível declínio a partir daquele ponto ou período; e o homem desde então recaiu gradualmente na ignorância e na barbárie. A extensão ilimitada do Império Romano e o consequente despotismo de seus monarcas extinguiu toda a emulação, degradou os espíritos generosos dos homens e deprimiu aquela chama nobre pela qual todas as artes refinadas devem ser valorizadas e animadas. O governo militar, que logo sucedeu, tornou até mesmo as vidas e as propriedades dos homens inseguras e precárias; e provou ser destrutivo para aquelas artes vulgares e mais necessárias da agricultura, das manufaturas e do comércio; e, no final, também para a arte militar e o próprio gênio, pelos quais somente a imensa estrutura do império poderia ser sustentada. A irrupção das nações bárbaras, que logo se seguiu, subjugou todo o conhecimento humano, que já estava muito em declínio; e os homens afundaram cada época mais profundamente na ignorância, estupidez e superstição; até que a luz da ciência e história antigas quase sofreu uma extinção total em todas as nações europeias.

Mas há um ponto de depressão, bem como de elevação, do qual os assuntos humanos retornam naturalmente em uma direção contrária, e além do qual raramente passam, em seu avanço ou mesmo em seu declínio. O período em que o povo da cristandade era o mais profundamente afundado na ignorância e, consequentemente, em desordens de toda espécie, pode ser corretamente fixado no século XI, aproximadamente na era de Guilherme, o Conquistador; e a partir dessa era, o sol da ciência, começando a subir de novo, lançou muitos raios de luz, que precederam a manhã inteira, quando as letras foram reavivadas no século XV. Os dinamarqueses e outros povos do norte, que durante tanto tempo haviam infestado todos os litorais, e até as partes interiores da Europa, com suas depredações, tendo agora aprendido as artes da lavoura e da agricultura, encontraram certa subsistência em casa e não foram mais tentados a abandonar sua indústria a fim de buscar um meio precário de subsistência pela rapina e pilhagem de seus vizinhos. Os governos feudais também, entre as nações mais ao sul, foram reduzidos a um tipo de sistema; e embora essa estranha espécie de sociedade civil estivesse mal adaptada para assegurar a liberdade ou a tranquilidade, era preferível à licença e à desordem universais, que em todo lugar a haviam precedido. Mas talvez não tenha havido nenhum evento que tendesse mais para o avanço da época, do que um, que não tem sido muito notado, a descoberta acidental de uma cópia dos Pandectas de Justiniano, por volta do ano 1130, na cidade de Amalfi, na Itália.

Os eclesiásticos, que tinham lazer e alguma inclinação ao estudo, imediatamente adotaram com zelo esse excelente sistema de jurisprudência e difundiram o conhecimento dele por todas as partes da Europa. Além do mérito intrínseco da performance, tal sistema lhes foi recomendado em razão de sua conexão original com a cidade imperial de Roma, a qual, sendo a sede de sua religião, parecia adquirir um novo brilho e autoridade, pela difusão de suas leis no mundo ocidental. Em menos de dez anos após a descoberta dos Pandectas, Vacário, sob a proteção de Teobaldo, arcebispo de Canterbury, forneceu palestras públicas de direito civil na universidade de Oxford; e o clero, em todo lugar, pelo seu exemplo e também pela exortação, era o meio de difundir a mais alta estima por essa nova ciência. Essa ordem de homens, tendo grandes posses para defender, era, de certa forma, necessária para voltar seus estudos para a lei; e sendo suas propriedades frequentemente ameaçadas pela violência dos príncipes e barões, tornou-se seu interesse impor a observância de regras gerais e equitativas a partir das quais apenas eles poderiam receber proteção. Como eles possuíam todo o conhecimento da época – e somente eles estavam familiarizados com os hábitos de pensar –, a prática, bem como a ciência da lei, caíram principalmente em suas mãos: E apesar de que a estreita conexão que sem qualquer necessidade eles formaram entre o direito civil e canônico tenha feito ciúme nos leigos da Inglaterra e impedido que a jurisprudência romana se tornasse a lei municipal do país – como foi o caso em muitos estados da Europa –, uma grande parte dela foi secretamente transferida para a prática dos tribunais de justiça, e a imitação de seus vizinhos fez com que os ingleses gradualmente se esforçassem para erguer sua própria lei além de seu estado original de grosseria e imperfeição.

É fácil ver as vantagens que a Europa deve ter colhido ao herdar de uma vez dos antigos uma arte tão completa, tão necessária também para dar segurança a todas as outras artes, e que, refinando, e ainda mais, proporcionando solidez no julgamento, serviu de modelo para melhorias adicionais. A utilidade sensível do direito romano, tanto para o interesse público quanto para o privado, aconselhou o estudo dele numa época em que as ciências mais exaltadas e especulativas não carregavam consigo charmes; e assim o último ramo da literatura antiga, que permaneceu incorrupto, foi felizmente o primeiro transmitido ao mundo moderno. Pois é notável que, no declínio do aprendizado romano, quando os filósofos foram universalmente infectados pela superstição e o sofisma, e os poetas e historiadores com a barbárie, os advogados, que em outros países raramente são modelos de ciência ou polidez, ainda eram capazes, pelo constante estudo e imitação próxima de seus antecessores, de manter o mesmo bom senso em suas decisões e raciocínios, e a mesma pureza em sua linguagem e expressão.

O que conferiu um mérito adicional à lei civil foi a extrema imperfeição dessa jurisprudência, que a precedeu entre todas as nações europeias, especialmente entre os saxões ou ingleses antigos. Os absurdos que prevaleceram naquela época na administração da justiça podem ser concebidos a partir dos monumentos autênticos que restaram da antiga lei saxã; onde uma comutação pecuniária era recebida para cada crime; onde os preços declarados eram fixados para a vida e os membros dos homens; onde vinganças privadas eram autorizadas para todas as lesões; onde o uso do calvário, do ordálio e depois do duelo, eram o método de prova recebido; e onde os juízes eram proprietários rústicos, reunidos de repente, e decidindo uma causa por um debate ou altercação das partes. Tal estado de sociedade foi muito pouco avançado além do estado bruto da natureza: A violência prevaleceu universalmente, em vez de máximas gerais e equitativas: A pretensa liberdade dos tempos era apenas uma incapacidade de se submeter ao governo: e os homens, não protegidos por lei em suas vidas e propriedades, buscaram abrigo – por sua servidão pessoal e apego –, sob algum chefe poderoso, ou por combinações voluntárias.

O progresso gradual da melhoria elevou os europeus um pouco acima deste estado não cultivado; e assuntos, particularmente nesta ilha, tomaram cedo uma virada, que era mais favorável à justiça e à liberdade. Empregos e ocupações civis logo se tornaram honrosos entre os ingleses: a situação daquele povo não se prestava à atenção perpétua a guerras, tão necessárias como entre seus vizinhos, e todo o respeito não se limitava à profissão militar; a pequena nobreza, e até a nobreza, começaram a considerar o conhecimento da lei uma parte necessária da educação. Eles desviavam menos do que posteriormente de estudos desse tipo por outras ciências; e na época de Henrique VI, como nos diz Fortescue, nas estalagens da corte havia cerca de dois mil estudantes, em sua maioria homens de honra, que se aplicaram a este ramo do conhecimento civil: uma circunstância que prova que já se fez um progresso considerável na ciência do governo, e que prognosticou um ainda maior.

Uma vantagem principal, que resultou da introdução e progresso das artes, foi a introdução e o progresso da liberdade; e essa consequência afetou os homens tanto em suas capacidades pessoais quanto civis.

Se considerarmos o antigo estado da Europa, descobriremos que a maior parte da sociedade estava em toda parte desolada de sua liberdade pessoal e vivia inteiramente à vontade de seus senhores. Cada qual que não fosse nobre era um escravo: os camponeses eram vendidos junto com a terra; os poucos habitantes das cidades não estavam em melhores condições. Até a própria pequena nobreza era submetida a uma longa fila de subordinação sob os barões maiores ou principais vassalos da coroa; que, embora aparentemente colocados em um alto estado de esplendor, contudo, tendo apenas uma esbelta proteção da lei, eram expostos a toda tempestade de estado, e, pela condição precária em que viviam, pagaram caro pelo poder de opressão e tiranização sobre seus inferiores. O primeiro incidente, que interrompeu esse sistema violento de governo, foi a prática, iniciada na Itália e imitada na França, de erguer comunidades e corporações, dotadas de privilégios e um governo municipal separado, que lhes dava proteção contra a tirania dos barões, e que o próprio príncipe considerou prudente respeitar. O relaxamento das posses feudais, e uma execução um pouco mais rigorosa do direito público, conferiram uma independência de vassalos, desconhecida de seus antepassados. E até mesmo os próprios camponeses, embora mais tarde do que outras ordens do Estado, escaparam dos laços de vilania ou escravidão nos quais haviam sido anteriormente mantidos.

Pode parecer estranho que o progresso das artes, que parece entre os gregos e romanos ter aumentado diariamente o número de escravos, deveria, em épocas posteriores, ter provado ser uma fonte tão geral de liberdade; mas essa diferença nos acontecimentos procedia de uma grande diferença nas circunstâncias que atendiam a essas instituições. Os antigos barões, obrigados a manter-se continuamente em postura militar, e pouco emulantes de elegância ou esplendor, empregavam seus vilões não como empregados domésticos, muito menos como fabricantes; mas compunham sua comitiva de homens livres, cujo espírito militar tornava o chefe formidável para seus vizinhos e pronto para atendê-lo em todos os empreendimentos bélicos. Os vilões estavam inteiramente ocupados no cultivo da terra de seu senhor, e pagavam suas rendas em milho e gado e outros produtos da fazenda, ou em trabalhos servis, que realizavam na família do barão, e nas fazendas que ele retinha em sua própria possessão. Na proporção em que a agricultura melhorou e o dinheiro aumentou, constatou-se que esses serviços, embora extremamente onerosos para o vilão, eram de pouca vantagem para o senhor; e que a produção de uma grande propriedade poderia ser muito mais convenientemente desenvolvida pelos próprios camponeses, que nela cultivavam, do que pelo senhorio ou seu oficial de justiça, que antes estavam acostumados a recebê-la. Uma comutação era, portanto, feita de aluguel por serviços e rendas em dinheiro para aqueles em espécie; e como os homens, numa época posterior, descobriram que as fazendas eram melhor cultivadas onde o fazendeiro gozava de um título em posse, a prática de conceder arrendamentos ao camponês começou a prevalecer, o que quebrou completamente os laços de servidão, já muito relaxadas as antigas práticas. Depois desse costume, a vilanagem veio a estar gradualmente em desuso em todas as partes mais civilizadas da Europa: o interesse do mestre, assim como o do escravo, coincidiam nessa alteração. As últimas leis que encontramos na Inglaterra para impor ou regular esta espécie de servidão foram promulgadas no reinado de Henrique VII. E embora os antigos estatutos sobre este assunto ainda não tenham sido revogados pelo parlamento, parece que, antes do fim do reinado de Elizabeth, a distinção entre vilão e livre era totalmente, embora insensivelmente abolida, e ninguém sobrou no estado a quem as leis antigas poderiam ser aplicadas.

Assim, a liberdade pessoal tornou-se quase geral na Europa; uma vantagem que pavimentou o caminho para o aumento da liberdade política ou civil, e que, mesmo quando não foi atendido com este efeito salutar, serviu para dar aos membros da comunidade algumas das vantagens mais consideráveis do mesmo.

A constituição do governo inglês, desde a invasão desta ilha pelos saxões, pode orgulhar-se dessa preeminência, que em nenhuma época a vontade do monarca foi inteiramente absoluta e descontrolada: mas em outros aspectos o equilíbrio de poder foi extremamente mudado entre as várias ordens do estado; e esse tecido experimentou a mesma mutabilidade que atendeu a todas as instituições humanas.

Os antigos saxões, como as outras nações alemãs, onde cada indivíduo era atraído por armas, e onde a independência dos homens era assegurada por uma grande igualdade de posses, parecem ter admitido uma mistura considerável de democracia em sua forma de governo, e foram uma das nações mais livres da qual permanece qualquer relato nos registros da história. Depois que essa tribo foi estabelecida na Inglaterra, especialmente após a dissolução da Heptarquia, a grande extensão do reino produziu uma grande vantagem na propriedade; e o equilíbrio parece ter se inclinado para o lado da aristocracia. A conquista normanda lançou mais autoridade nas mãos do soberano, que, no entanto, admitiu grande controle, embora derivado menos das formas gerais da instituição, que eram imprecisas e irregulares, do que do poder independente de que gozam cada barão em seu distrito ou província em particular. O estabelecimento da Magna Carta exaltou ainda mais a Aristocracia, impôs limites regulares ao poder real e gradualmente introduziu uma mistura de democracia na constituição. Mas mesmo durante este período, desde a ascensão de Eduardo I até a morte de Ricardo III, a condição dos comuns não era de maneira alguma elegível; uma espécie de aristocracia polonesa prevaleceu; e embora os reis fossem limitados, o povo ainda estava longe de ser livre. Requer-se-ia a autoridade quase absoluta dos soberanos, ocorrida no período subsequente, para derrubar os tiranos desregrados e licenciosos, que eram igualmente avessos à paz e à liberdade, e estabelecer aquela execução regular das leis, que, na era seguinte, permitiu que as pessoas construíssem um plano regular e equitativo de liberdade.

Em cada uma dessas sucessivas alterações, a única regra de governo, que é inteligível ou carrega qualquer autoridade com ela, é a prática estabelecida da época e as máximas de administração, que são naquele tempo predominantes e universalmente aceitas. Aqueles que, de um pretenso respeito à antiguidade, apelam a todo momento a um plano original de constituição, apenas cobrem seu espírito turbulento e sua ambição privada sob a aparência de formas veneráveis; e qualquer que seja o período em que se baseiam para seu modelo, eles ainda podem ser levados de volta a um período mais antigo, onde encontrarão as medidas de poder completamente diferentes, e onde todas as circunstâncias, em razão da maior barbaridade dos tempos, aparecerão ainda menos dignas de imitação. Acima de tudo, uma nação civilizada, como os ingleses, que estabeleceram alegremente o sistema de liberdade mais perfeito e mais preciso que já foi considerado compatível com o governo, deve ser cautelosa ao apelar para a prática de seus ancestrais, ou considerar as máximas de idades não cultivadas como regras certas para a sua conduta atual. Um conhecimento dos antigos períodos de seu governo é altamente útil, instruindo-os a valorizar sua constituição atual, a partir de uma comparação ou contraste com a condição daqueles tempos distantes. E também é curioso, mostrando-lhes os originais remotos e comumente fracos e desfigurados das instituições mais acabadas e mais nobres, e instruindo-os na grande mistura de acidentes, que comumente coincide com um pequeno ingrediente de sabedoria e previsão, ao erigir-se o complicado tecido do governo mais perfeito.

Este post tem 111 comentários

  1. It’s my pleasure, Manish. Thanks for sharing the material with your students. Good luck on your teaching journey.
    For any business owner it is crucial to define processes behind every goal and KPI. Success is the continued refinement of these processes until results start to show.”
    카지노

  2. Thank you for your kind words. The Grammar lessons will be coming soon. Check them out.
    Thanks for providing such a great collection of ques. & answer. Basically, I am a teacher of English language. This information will really help to my students.
    온라인카지노

  3. always i used to read smaller posts that as well clear their motive, and that is also happening with this piece of writing which I am reading now.
    thank you for your lessons, it’s very useful for the learner and also easy for them to follow each instruction once again much appreciated with that.
    카지노사이트

  4. Can you tell us more about this? I’d love to find out some additional information.

  5. It’s remarkable to go to see this website and reading the views of all friends about
    this piece of writing, while I am also keen of getting knowledge.

  6. This is really fascinating, You’re an excessively professional blogger.

    I have joined your rss feed and stay up for looking for more of your
    fantastic post. Also, I have shared your site in my social networks

  7. Pretty! This has been an extremely wonderful post.
    Thanks for providing this info.

  8. Hello there, I do believe your site could possibly be having browser compatibility problems.

    When I take a look at your website in Safari, it looks fine
    however when opening in Internet Explorer, it has some overlapping issues.
    I simply wanted to provide you with a quick heads up!
    Other than that, excellent site!

  9. Nice blog here! Also your web site loads up fast! What host are you using?
    Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my web site loaded up as fast as yours lol

  10. What’s up to all, for the reason that I am actually eager of reading this blog’s post to be updated
    regularly. It carries good stuff.

  11. Thanks for sharing your thoughts on website. Regards

  12. This piece of writing will assist the internet viewers for setting up new weblog or
    even a weblog from start to end.

  13. You really make it seem so easy with your presentation but
    I find this matter to be really something that I think I would never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me. I’m looking forward
    for your next post, I’ll try to get the hang of it!

  14. Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thanks

  15. Hi, i feel that i saw you visited my website so i
    got here to go back the prefer?.I’m trying to to find issues to improve my website!I assume its good enough to
    make use of some of your ideas!!

  16. Heya i’m for the first time here. I came across this board and I in finding It really useful & it helped me
    out a lot. I hope to provide something back
    and aid others such as you aided me.

  17. hello!,I like your writing very so much! proportion we keep in touch extra
    approximately your article on AOL? I need a specialist on this house to solve
    my problem. May be that’s you! Taking a look forward to look you.

  18. wonderful publish, very informative. I wonder why the other experts of this sector do not notice
    this. You should continue your writing. I am confident, you have a great readers’ base already!

  19. Heya! I’m at work surfing around your blog from my new iphone!
    Just wanted to say I love reading through your blog and
    look forward to all your posts! Keep up the fantastic work!

  20. You could certainly see your enthusiasm in the article you write.
    The world hopes for even more passionate writers such
    as you who are not afraid to say how they believe.
    All the time follow your heart.

  21. Aw, this was an incredibly nice post. Spending some time and actual effort to generate a good article… but what can I say… I put things off a lot and don’t manage to get nearly
    anything done.

  22. This is a topic which is close to my heart…
    Many thanks! Exactly where are your contact details though?

  23. Hello there! This is kind of off topic but I need some guidance from an established
    blog. Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.

    I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to start.

    Do you have any tips or suggestions? With thanks

    my web blog – http://www.laptoplifestyleads.com/vehicles/car-parts/hemp-designs-and-fashions-is-hemp-fashion-really-in-style_i1283242

  24. My partner and I stumbled over here different web address and thought I might
    as well check things out. I like what I see so now i’m following
    you. Look forward to checking out your web page repeatedly.

  25. I am extremely impressed together with your writing talents and also
    with the layout on your blog. Is that this a paid subject or did you modify it yourself?
    Either way keep up the excellent high quality writing,
    it’s rare to peer a nice weblog like this one nowadays.

    Stop by my webpage – Herbal Pure CBD Review

  26. you’re truly a just right webmaster. The web site loading velocity is amazing.
    It seems that you are doing any distinctive trick.

    Moreover, The contents are masterwork. you’ve done
    a magnificent task in this matter!

    Take a look at my web-site; http://extremeketobhb.net/

  27. Now I am going away to do my breakfast, afterward having my breakfast coming again to read
    additional news.

  28. I?m impressed, I have to admit. Seldom do I come
    across a blog that?s both educative and entertaining,
    and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is something not enough
    men and women are speaking intelligently about. I’m very happy that I stumbled across this during my search for something relating to this.

    Here is my webpage: Agility Fit Keto Price

  29. We are a gaggle of volunteers and opening a new scheme in our
    community. Your web site offered us with valuable info to paintings on. You
    have done a formidable job and our whole group will be thankful to you.

    My web-site :: https://ketovippills.com/

  30. You completed certain nice points there. I did a search on the subject and found a good number of folks will agree with
    your blog.

    Check out my web page: http://virimax.net/

  31. I believe that is one of the most important information for me.

    And i’m satisfied reading your article. However want to
    statement on few general things, The website taste is great, the articles is actually nice : D.
    Just right process, cheers

    My homepage: Superior TRT Review

  32. I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless,
    you command get got an edginess over that you
    wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

    Visit my web-site – http://optimallifeketo.net/

  33. As I website possessor I believe the content matter here is rattling excellent , appreciate it for your efforts.
    You should keep it up forever! Good Luck.

    Here is my page; ReLeaf Ease CBD

  34. Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any tips
    on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying
    for a while but I never seem to get there! Thank you

  35. Hi there, simply become alert to your weblog thru Google, and located that it is truly informative.
    I’m gonna watch out for brussels. I’ll appreciate in the event you proceed this in future.

    Many other people will likely be benefited out of
    your writing. Cheers!

    Take a look at my page; Ultimate Keto Fuel Review

  36. If you are going for best contents like me,
    simply visit this site daily for the reason that it gives quality contents, thanks

  37. Its such as you learn my thoughts! You appear to grasp a lot approximately this, like you wrote the e book in it or something.
    I think that you could do with some percent to drive the message house a bit, but other than that, this is great blog.

    A fantastic read. I’ll certainly be back.

    Look at my webpage :: Superior TRT Review

  38. Wow, that’s what I was exploring for, what a stuff!
    existing here at this website, thanks admin of this web site.

  39. Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar
    one and i was just wondering if you get a lot
    of spam remarks? If so how do you reduce it, any
    plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me crazy so any support is very
    much appreciated.

  40. Hey, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Opera, it looks fine but
    when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that,
    very good blog!

  41. I’m not sure exactly why but this blog is loading extremely
    slow for me. Is anyone else having this problem
    or is it a issue on my end? I’ll check back later and see if the problem still
    exists.

  42. I’m honored to get a call from a friend as soon as he found out the important tips shared in your site.
    Studying your blog article is a real fantastic experience.

    Thanks again for considering readers like me, and I
    hope for you the best of success as being a professional in this field.

    Here is my blog post: Silencil Review

  43. I know this website presents quality based posts and other information, is there any other site which presents such things in quality?

  44. I was recommended this website by means of my cousin. I
    am not sure whether or not this post is written by means of him as
    no one else recognise such specified approximately my problem.
    You’re wonderful! Thanks!

  45. Hey I know this is off topic but I was wondering
    if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some
    time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to
    your new updates.

  46. Good article! We are linking to this particularly great article on our website.
    Keep up the great writing.

  47. Everything is very open with a clear description of the challenges.

    It was really informative. Your website is useful. Thank you for sharing!

  48. This design is steller! You certainly know how to keep a reader entertained.

    Between your wit and your videos, I was almost moved
    to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job.
    I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  49. Hey there! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could
    locate a captcha plugin for my comment form? I’m using the same
    blog platform as yours and I’m having difficulty finding one?
    Thanks a lot!

    Also visit my web site :: http://simpleketoburns.net/

  50. Nice post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely useful information specially the last part 🙂 I care for such information much.
    I was seeking this certain info for a long time.
    Thank you and best of luck.

  51. Highly energetic blog, I enjoyed that bit. Will there be a part 2?

  52. Thank you for the blog post. Jones and I are already saving for a new e-book on this issue
    and your short article has made people like us to
    save all of our money. Your thoughts really answered all our
    problems. In fact, greater than what we had acknowledged in advance of the time we came upon your fantastic blog.
    My spouse and i no longer have doubts and a troubled mind because you have
    really attended to our needs right here. Thanks

    my blog … http://aspenacreagecbd.com/

  53. Your style is really unique in comparison to other people I’ve read stuff from.

    Many thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just
    book mark this site.

  54. I’d like to thank you for the efforts you’ve put in writing this blog.
    I am hoping to view the same high-grade content from you later on as well.
    In fact, your creative writing abilities has inspired me
    to get my own, personal website now 😉

  55. I love what you guys are usually up too. This type of clever work and exposure!

    Keep up the excellent works guys I’ve included you guys to
    blogroll.

  56. I am only writing to make you know of the useful encounter my
    cousin’s child obtained checking your webblog.
    She figured out some issues, not to mention how it is
    like to possess an excellent helping character to get certain people with ease master
    certain very confusing issues. You undoubtedly exceeded our own expected results.
    Thank you for coming up with those beneficial, safe, edifying
    and even unique guidance on your topic to Gloria.

    My web blog; https://mbnbabyblog.com/a-simple-dieting-plan-68/

  57. each time i used to read smaller posts which also clear their motive, and that is also happening with this article which I am reading here.

  58. Hmm is anyone else encountering problems with the images on this blog loading?
    I’m trying to determine if its a problem on my end or if it’s the blog.
    Any feed-back would be greatly appreciated.

  59. I just couldn’t leave your site before suggesting that I really enjoyed the
    standard info a person provide to your guests? Is going to
    be again often to check out new posts.

    Here is my page … Testoryl Reviews

  60. Hello there, You’ve done a great job. I will definitely digg it and personally suggest to my friends.
    I’m sure they’ll be benefited from this web site.

  61. My partner and I stumbled over here different page and thought I may as well check things
    out. I like what I see so now i am following you.
    Look forward to checking out your web page for a second time.

  62. I could not refrain from commenting. Well written!

  63. Good web site you’ve got here.. It’s difficult to find high-quality writing like yours nowadays.
    I really appreciate people like you! Take care!!

  64. I’m amazed, I must say. Seldom do I encounter a blog that’s equally educative and engaging, and
    without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The issue is something that not enough folks
    are speaking intelligently about. I am very happy I stumbled across this in my hunt
    for something regarding this.

    Here is my site – http://gvpessentialoil.com/

  65. Hmm it appears like your blog ate my first comment (it
    was super long) so I guess I’ll just sum it up what
    I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog writer but I’m still new to everything.

    Do you have any helpful hints for newbie blog writers?
    I’d certainly appreciate it.

  66. Good day! This is my first visit to your blog! We are a team
    of volunteers and starting a new project in a community in the same niche.
    Your blog provided us valuable information to work on. You have done a extraordinary
    job!

  67. For hottest news you have to go to see world wide
    web and on the web I found this website as a most excellent web site for latest updates.

  68. This is my first time pay a visit at here and i am really pleassant to read everthing at one
    place.

  69. I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.

    nonetheless, you command get got an edginess over that you
    wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly
    the same nearly very often inside case you shield this increase.

    My webpage; Aspen Acreage CBD

  70. Do you have a spam issue on this site; I also am a blogger, and I was curious about your situation; many
    of us have developed some nice practices and we are looking
    to swap methods with other folks, please shoot me an e-mail if interested.

  71. Why people still use to read news papers when in this technological
    globe the whole thing is available on web?

  72. It’s very straightforward to find out any matter on net as compared to books,
    as I found this article at this web site.

  73. Howdy just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your content seem to be running off the screen in Internet explorer.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I’d post to let you know.

    The design and style look great though! Hope you
    get the problem solved soon. Thanks

    my homepage http://nuvigortesto.net/

  74. Hey there just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem to be running off the screen in Safari.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I’d
    post to let you know. The design and style look great though!
    Hope you get the issue solved soon. Thanks

    Here is my site … http://opticalmedia.qhub.com/member/2073318

  75. Yes! Finally someone writes about website.

  76. I really like what you guys tend to be up too. Such clever work and coverage!
    Keep up the terrific works guys I’ve included you guys to my own blogroll.

  77. Hello! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.
    Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about creating my own but I’m not sure where
    to start. Do you have any ideas or suggestions? Thanks

  78. My spouse and I stumbled over here from a different website and thought I should check things out.
    I like what I see so now i am following you. Look forward to looking into your web page yet again.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top