Israel Russo — O Método Ignóstico: A Reforma do Ignosticismo

Israel Russo — O Método Ignóstico: A Reforma do Ignosticismo

Introdução

Na história da humanidade, são incontáveis as concepções de Deus ou deuses formados por uma tribo, nação ou até mesmo por um filósofo em particular; na mesma proporção, surgem as tentativas de provar a não existência desses entes que transcendem a natureza das coisas. O principal entrave para solução desse debate é que ambas as partes se apoiam em bases incongruentes – em adendo reconheço que existem sim tentativas congruentes de se provarem existência de Deus, mas elas serão tratadas em breve; uma das intenções deste artigo é preparar o terreno para tais discussões – e mostram-se indébitos, inúteis e pueris. Torna-se então necessário formular – que neste caso é reformular – um método que torne possível uma investigação consistente a respeito da natureza e da existência de Deus.

Talvez você nunca tenha ouvido falar do termo “ignosticismo”; pode ser que conheça a ideia ou fragmentos da teoria que o termo representa, mas sem esse mesmo título. Ou conhece o termo e provavelmente notou a escassez de artigos e discussões sobre esse riquíssimo assunto na internet e o pequeno número de filósofos que abrangem essa corrente. Em minhas pesquisas, não foi possível esclarecer o porquê do anonimato do ignosticismo, mas um dos fatores mais prováveis é que o debate teológico está massivamente limitado ao senso comum e ao desejo de provar seu ponto sem perceber que são necessários pressupostos delimitadores para tal debate. Outro fator notável é a “simplificação” feita sobre o termo ignosticismo nos motores de busca da internet.

“Uma forma de agnosticismo na qual o teísmo é visto como incoerente devido à intestabilidade científica de um Deus ou deuses.”

A frase acima se trata de uma definição de ignosticismo retirada do site “Wikidicionário”. No decorrer do artigo, será possível enxergar o quanto essa tentativa de definição está errada e é completamente insustentável. De início, é fácil perceber a incompatibilidade dos termos, já que o termo I (ignosticismo) não poder ser derivado do termo A (agnosticismo); ora, o agnosticismo pode ser tratado como uma corrente de pensamento que em sua essência, já estão contidas conclusões intrínsecas à definição do próprio termo. Enquanto que, o ignosticismo, em uma retratação mais profunda, se apresenta como um método que possibilita as conclusões consistentes de correntes como A. Entender o ignosticismo em sua natureza como um método (caminho ou meio), significa estar preparado para uma investigação de uma causa transcendente. É por esse fator que o debate teológico em sua esmagadora maioria resume-se a um debate pobre e ao mesmo tempo pedante. Os pontos defendidos e atacados são contingentes, relativos ou que (absurdamente) tentam se basear na experiência ou na “testabilidade” científica para provar ou refutar a existência de Deus, mas poucos percebem a alteridade do que se debate. É então chegada a hora do ignosticismo entrar em cena, como um fio condutor do debate teológico; o ignosticismo não se limita à sua definição etimológica ou um entendimento do senso comum de uma simples consciência da ignorância, pelo contrário, o ignosticismo filosófico assume os erros e incongruências cometidas até o momento e postula um método para que um novo caminho seja trilhado e não se cometa as mesmas falhas.

A Reforma do Ignosticismo

 

I – Lei da Concordância Semântica

O termo “ignosticismo” foi cunhado pelo rabino Sherwin Theodore Wine (1928 – 2007), entretanto, os conceitos que compõe esse termo já haviam sido explanados anteriormente, mesmo que indiretamente. Pode-se entender o ignosticismo (até o momento) como o seguinte parâmetro:

“Nenhuma investigação a respeito da natureza e da existência de Deus pode ser postulada sem que antes o conceito de Deus seja devidamente definido.”

Entretanto, é necessário que haja uma reformulação do ignosticismo, para que este seja mais abrangente e cumpra com o princípio que o define como método. Nessa reformulação, o parâmetro supracitado será apenas uma parte que compõe a estrutura do ignosticismo e tal parâmetro denomino como “lei de concordância semântica”. Tradicionalmente o ignosticismo se limitava a essa lei, pois reconhecia que seria impossível uma conversação em que não houvesse uma concordância semântica (o que já foi percebido pelo filósofo Sócrates e hoje é remetido pelo filósofo Habermas para todos os assuntos). A extensão postulada na reformulação do ignosticismo também pode ser compreendida como outras leis, porém, estas estão baseadas em fundamentos muito mais complexos e exigem um tratamento especial e pormenorizado, que é o que se segue no artigo.

II – Lei da Contraposição ao Antropomorfismo

anaximandro

O segundo pilar do ignosticismo pode ser encontrado em filósofos muito antigos, como exemplo, no segundo dos sete sábios da Grécia: Anaximandro de Mileto (séc. VII a.C. – VI a.C.). Discípulo de Tales de Mileto, ele reconheceu a busca de seu mestre por um princípio universal de todas as coisas (o arché), mas discordou de Tales que afirmava que esse princípio seria a água; Anaximandro critica a tese de seu mestre e conclui:

“Essa substância não deve estar sujeita às limitações da natureza e, portanto, deveria ser ilimitada; essa substância deve ser o princípio de todas as coisas que existem – não somente a natureza e nosso mundo, mas também os céus e todos os outros mundos possíveis.”

Com efeito, o arché seria uma substância que transcende os limites de nossos sentidos; o filósofo denominou seu arché como “ápeiron” que significa “o indeterminável”. Assim como seu mestre determinou seu arché como sendo o próprio Deus, Anaximandro determinou que o ápeiron seria Deus. Mesmo sendo uma filosofia primitiva, suas premissas são congruentes; primeiro ele reconhece que o princípio a qual procura, transcende à natureza das coisas – o que também é postulado em praticamente todas as concepções de Deus – e, desse modo, torna-se impossível experimentá-lo (observá-lo) por meio de nossos sentidos, que compõe a natureza das coisas. Nota-se que um filósofo pré-socrático já tinha a noção de que a investigação sobre Deus não deveria ser pautada na experiência, com efeito, postular uma “testabilidade” científica é pura ignorância.

Xenophanes_in_Thomas_Stanley_History_of_Philosophy

Pouco tempo depois, surge outro filósofo – por sinal, pouco estudado – em Cólofon que também compôs o quadro do ignosticismo na história. Xenófanes (570 a.C. – 475 a.C.) nasceu em Cólofon, na Jônia (mesma região de Anaximandro); acredita-se que ele teria sido mestre de Parmênides, o pai da ontologia, mas o destaque principal de sua filosofia diz respeito ao seu combate ao antropomorfismo. Segundo ele, se os animais pudessem pintar as paredes, pintariam os deuses com formas de animais, ou seja, com a própria forma; com efeito, essa seria uma crítica aos homens que “desenham” Deus como sendo a imagem do próprio homem, sendo que Deus, supracitado em Anaximandro, seria uma substância que transcende toda a natureza, sendo indébito atribuí-lo concepções antropomórficas. Desse modo, a segunda lei ignóstica pode ser formulada, a Lei de Contraposição ao Antropomorfismo:

“Para que Deus, um ente de máxima excelência possa ser definido de acordo com os limites da razão, não é possível que os conceitos aplicados à estrutura de sua definição sejam abstraídos do reino dos valores ou equivalentes aos conceitos limitados da natureza.”

Com efeito, conceitos abstraídos do reino dos valores – a moralidade, benignidade, maldade, amor, liberdade, justiça etc. – e aqueles que correspondem às limitações da natureza, mostram-se subjetivos – interdependentes do sujeito – e contingentes. Sendo assim, como seria possível então uma investigação a respeito da natureza e da existência Deus? Como é possível defini-lo? Para tal, é preciso antes, entender epistemologicamente as limitações da razão humana.

III – Lei da Intestabilidade Científica

220px-Immanuel_Kant_(portrait)

Avançando mais de dois milênios no tempo, mais especificamente em 1781, o filósofo alemão Immanuel Kant (Königsberg, 22 de abril de 1724 – Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) publicou sua mais estimada obra: Crítica da Razão Pura. Esta obra realizou uma revolução metodológica no pensamento filosófico que se perdurou até os dias de hoje, a revolução que determinou os limites da razão humana, a noção do que é conhecimento e como se dá o conhecimento.

Em Kant, pode-se perceber que todo conhecimento tem sua origem na experiência, entretanto, o filósofo alemão divide o conhecimento em dois tipos, o conhecimento empírico – que tem sua gênese na experiência – e o conhecimento a priori – que não tem sua gênese na experiência. O primeiro não pode ser universalizado, pois sua extensão é arbitrária de validade, enquanto o segundo subdivide-se entre conhecimento a priori puro a priori impuro. O conhecimento a priori impuro depende de regras gerais e conceitos adquiridos na experiência, já o conhecimento a priori puro independe totalmente de qualquer experiência. Ora, se o conhecimento empírico, devido à sua contingência e a impossibilidade de experimentar a coisa-em-si, não pode ser universalizável e também não é necessário, como seria este capaz de realizar uma investigação a respeito de algo que precisa ser universal e necessário? Evidentemente, o conhecimento empírico não é apto para compor o ignosticismo enquanto método por não corresponder as delimitações de suas leis. A definição supracitada do Wikidicionário expõe cada vez mais sua incongruência, pois, se o conhecimento empírico é insuficiente para tal investigação, a intestabilidade científica não deve ser nem mesmo postulada; seria o mesmo que estudar a gramática de acordo com as fórmulas da química. Logo, defini-se a Lei da Intestabilidade Científica:

“O conhecimento científico empírico, por sua contingência e relatividade, deve ser abandonado para que se chegue a uma concepção de Deus universal e necessária.”

Se o conhecimento empírico não possui capacidade de comportar a ideia de Deus, e inevitável a conclusão que o único tipo de conhecimento apto para esta tarefa é a priorístico. O conceito de Deus deve ser necessário, para isso, a razão deve o conhecer a priori; mas seria a priori independente de qualquer experiência? Para responder essa questão, basta analisar um conceito a priori puro, o espaço. Segundo Kant:

“O espaço é a forma das aparências dos sentidos externos.” (Crítica da Razão Pura, 1781, p.35)

O espaço é entendido como Uno (unidade) indissolúvel da mente humana, que só pode entendê-lo como sendo Uno, pois conceber mais de um espaço significa conceber partes de um todo; a forma, neste caso, é a ordenação da multiplicidade das aparências, que são objetos indeterminados da experiência. Ou seja, o espaço é uma condição necessária para a possibilidade da experiência; o conceito de espaço existe de antemão para que o sujeito possa relacionar que alguma coisa exterior. Se o conhecimento a priori puro precisa existir de antemão, for independente de regras gerais e conceitos adquiridos na experiência, Deus não é um conceito a priori puro. O próprio conceito de necessário e universal não existe de antemão no sujeito, logo, Deus pode ser concebido apenas por meio do conhecimento a priori impuro. Entretanto, a tarefa de realizar essa investigação está designada para outro artigo, pois esse cumpre com sua intenção apenas reformulando a ideia de ignosticismo.

Conclusão

Agora que o ignosticismo está reformulado é possível compreender sua excelência e necessidade (essencial). Para organizar, é indispensável uma definição final do que é ignosticismo:

“O Ignosticismo é um método que determina os parâmetros e os limites da investigação a respeito da natureza e da existência de Deus.”

Sendo o ignosticismo tal método delimitador, seu esqueleto é composto por três leis: lei da concordância semântica; lei da contraposição ao antropomorfismo; lei da intestabilidade científica. Esses três pilares – justificados no decorrer do texto – sustentam o ignosticismo que serve como um filtro para a definição de Deus, isto é, o ignosticismo não apenas postula uma concordância entre debatedores do assunto, mas também fornece os meios necessários para que essa concordância possua um conceito isento de contradições. Nenhuma concepção de Deus existente no âmbito da religião passa nesse filtro; concepções de muitos filósofos também são incapazes de passar. Quando o método ignóstico é seguido e suas leis respeitadas, chega-se a uma definição de Deus necessária e universal, tornando-se possível uma investigação e um debate teológico de alto nível.

Este post tem 69 comentários

  1. Normally I do not read post on blogs, but I wish to say that this write-up
    very pressured me to check out and do so! Your writing taste has been amazed me.
    Thank you, very nice post.

  2. certainly like your web-site however you need
    to take a look at the spelling on several of your posts. Many of
    them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to tell the reality nevertheless I will surely come again again.

  3. Hey there! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to look it over.
    I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my
    followers! Terrific blog and outstanding style and design.

  4. Good day! I know this is kind of off topic but I
    was wondering if you knew where I could get a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

    Here is my blog post เย็ดหมา

  5. mainjav, mairrajav, majikan, sexjav, majoljav,
    maki, hojojav, maki, mizui, idoljav, maki, tomoda, uncenzoredjav, mako, odajav,
    mako, oda, old, manjav, mako, odojav, maksajav, malavijav, malayjav,
    malay, 18, sxjav, malay, mtvjav, malayu, main, sexxx, dengan, mat,
    salehjav, maleziajav, malfjav, mali, lunajav, malikissjav, malinkaya, pizdajav,
    mallu, boopsjav, maloojav, malyajav, mamjav,
    mamajav, mama, dan, tante, menginap, di, hoteljav, mama, ensestjav, mama,
    funjav, mama, hdjav, mama, kuchniajav, mama, mudajav, mama, timocijav, mama, uncensoredjav, mama,
    uncensored2jav, mamadoujav, maman, fetejav, maman, taboujav,
    mamarlojav, mamasi, kota, qizlar, sekisijav, mamkujav, manajav, mandemusejav, mandy,
    bright, manuel, ferrerajav, mani, penuhjav, maniajav, maniak, comjav, manjujav, mannequinjav, manstrubasijav, manya2jav, manyasjav,
    mao, senajav, maod, 06jav, maomjav, maomijav, mareijav, marg, pornjav, mari,
    miyatajav, mariajav, maria, ozawajav, maria, ozawa, 18jav, maria, ozawa, sex, pornjav, maria, turovajav,
    marie, nakamurajav, marie, silvajav, marika, squirtingjav,
    marina, shiraishijav, marina, shirasihjav, marina, so, cute, japanesejav, marinnajav,
    mario, azab, azabjav, mario, zahwajav, marketjav, markie,
    moorejav, married, woman, uncensoredjav, marriottjav, marshyjav, marsupilamijav,
    marvajav, maryou, chouzuki, watchjav, masa, alt, c4, b1nda, sikisjav, masagejav, masage, sekjav, masaljav,
    masasgejav, masegejav, masha, f4jav, mashalushjav, masherjav, mashijav, mashulyajav, masive, crampiejav,
    maskotjav, masochist, wifejav, massjav, massagejav, massage, abusejav, massage,
    all, girljav, massage, and, cream, piejav, massage,
    bathjav, massage, big, titsjav, massage, climaxjav, massage,
    clinicjav, massage, drugjav, massage, english, subjav, massage, fulljav,
    massage, hdjav, massage, istri, muncrat, dientot, tukang, pijatjav, massage, japanjav,
    massage, japanese, cute, beautifuljav, massage, japanese, schooljav, massage, ko, chejav, massage,
    magic, mirror, boxjav, massage, miss, vjav, massage, mom, and, sojjav, massage, nearby, husbandjav, massage,
    oiljav, massage, publicjav, massage, ra, nuocjav, massage,
    rapejav, massage, sjav, massage, salonjav, massage, sexjav, massage

  6. Remarkable! Its in fact awesome article, I have got much clear idea regarding from this paragraph.

  7. I’m not sure whеrе you arе gettіng yokur info, butt gold topic.
    I needs tߋ spend some timе learning much more or understanding
    more. Tһanks for great ifo I wɑѕ looking for thіs іnformation fоr my mission.

    Take a lоok ɑt my website – coin master dily spins (http://www.gaijingamers.com)

  8. This site certainly has all the info I needed about this subject and didn’t know who
    to ask.

  9. This site truly has all the info I wanted concerning this subject and didn’t know who
    to ask.

  10. If you would like to take a great deal from this post then you have to apply such
    techniques to your won blog.

  11. Hello there! I simply wish to give you a huge thumbs up for the great info you’ve got here on this post.
    I will be coming back to your blog for more soon.

  12. I visited various web pages except the audio feature for audio
    songs current at this site is actually fabulous.

  13. 먹튀사이트 검증사이트 먹튀폴리스입니다.
    먹튀폴리스는 신규는 물론 오픈된 먹튀사이트를 철저히 먹튀검증하여 먹튀없는 시대를 만들어가고 있습니다.
    먹튀폴리스를 사랑하는 여러분의 많은 호응바랍니다.
    여러분의 충실한 먹튀검증 사이트가 되도록 노력하겠습니다.

  14. Hey there excellent blog! Does running a blog like
    this take a large amount of work? I have no expertise in computer
    programming however I was hoping to start my own blog in the near future.
    Anyways, if you have any suggestions or tips for
    new blog owners please share. I know this is off
    subject but I simply had to ask. Thank you!

  15. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was
    curious what all is needed to get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty
    penny? I’m not very web smart so I’m not 100% positive.
    Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
    Many thanks

  16. Hello would you mind letting me know which web host you’re working with?
    I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.

    Can you recommend a good internet hosting provider at a fair price?
    Thanks, I appreciate it!

  17. Great article. I’m going through many of these issues as well..

  18. We absolutely love your blog and find almost all of your post’s to
    be precisely what I’m looking for. Do you offer guest writers to write content in your case?
    I wouldn’t mind producing a post or elaborating on a lot of the subjects
    you write with regards to here. Again, awesome site!

  19. What i don’t սnderstooԀ is in fact how you
    are not actuɑlly mᥙch more well-рreferred than you may be now.
    You are very intelligent. You know thus significantly in the cɑse of this matter, made me in my opinion believe it
    from so many various angles. Its likе men and women are not interested until it’s sometһing to do with Lady gaga!

    Your personal stuffs outstanding. All the time handle іt up!

    Also visit my web page promo slot pragmatic

  20. I was able to find good advice from your content.

  21. Hi, Neat poѕt. There’s a problem along with your websіte in internet explorer, could cһeck this?
    IЕ nonethelеss iѕ the maгket chief and a huge part
    of other folks will miss your magnificent writing due to
    this proЬlem.

    Here is my pаge … situs judi slot online

  22. What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely
    helpful and it has helped me out loads.
    I hope to give a contribution & help other users like its
    aided me. Great job.

  23. What’s ᥙp cօlleagues, good paraɡrɑph and nice arguments commented at this place, I am genuinely enjߋying by
    these.

    Here is my site … agen slot online

  24. I like the helpful info you provide in your articles. I’ll bookmark
    your blog and check again here frequently.
    I’m quite certain I will learn lots of new stuff right here!
    Good luck for the next!

  25. Very energetic article, I liked that a lot. Will there be a part 2?

  26. Pleaѕe let mе know if ʏou’re looking fоr
    a writer for your site. You have some really great posts ɑnd I think I would be a good
    asset. If you ever want to take some of tһe load off, I’d love tⲟ write some content for
    your blog in exchange for a link bacк to mine. Ⲣlease shoot me an e-mail if interested.

    Thanks!

    Stop by my blog post togel online

  27. Useful information. Lucky me I found your website by chance,
    and I’m stunned why this accident didn’t came about in advance!
    I bookmarked it.

  28. Hello, yeah this post is really fastidious and I have learned lot
    of things from it about blogging. thanks.

  29. It’s actually a nice and helpful piece of info. I’m glad that you just shared this useful info with us.
    Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

  30. Greate post. Keep writing such kind of information on your site.
    Im really impressed by it.
    Hey there, You have performed an excellent job. I’ll definitely
    digg it and for my part suggest to my friends. I’m sure
    they will be benefited from this website.

  31. It’s awesome to visit this website and reading the views of
    all mates on the topic of this post, while I am also
    zealous of getting know-how.

  32. What i don’t realize is actually how you are not actually much more well-favored than you may be now.
    You are very intelligent. You realize thus significantly relating to this topic, made me for
    my part believe it from a lot of numerous angles.

    Its like men and women don’t seem to be
    interested until it is something to do with Woman gaga!
    Your individual stuffs outstanding. All the time maintain it up!

  33. Ahaa, its nice discussion about this piece of writing here at this
    webpage, I have read all that, so at this time me also commenting at this place.

  34. whoah this weblog is fantastic i like reading your posts. Keep up the
    good work! You recognize, a lot of individuals are looking around for this information, you could aid them greatly.

  35. Hmm it seems like your website ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just
    sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything.
    Do you have any tips for newbie blog writers? I’d certainly appreciate it.

  36. Baby massage has been in existence for hundreds of years but is quickly regaining it’s popularity in America.
    You can download MP3 files to the USB stick and plug it in to
    the port located on the chair. It is also essential to get into
    the habit of working out to maintain muscle strength and stop obesity.

    my site … 탑텐출장안마

  37. Your style is very unique compared to other folks
    I have read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just book
    mark this blog.

  38. Hi, Neat post. There’s a problem together with your website
    in internet explorer, would test this? IE nonetheless is the
    market chief and a good component of other people
    will omit your fantastic writing because of this problem.

  39. I am really enjoying the theme/design of your website.

    Do you ever run into any internet browser compatibility problems?
    A small number of my blog audience have complained
    about my site not operating correctly in Explorer but looks
    great in Opera. Do you have any suggestions to help
    fix this issue?

  40. Thanks for the auspicious writeup. It in truth was once a leisure account it.
    Glance advanced to far brought agreeable from you! By the way, how can we be in contact?

  41. I think this is among the most important information for me.

    And i am glad reading your article. But want to remark on some general things,
    The web site style is wonderful, the articles is really nice : D.

    Good job, cheers

  42. Ꮃrite more, thats all I have too saү.

    Literally, it seems аas though you relied on the video to make your
    point. You cleaгly know what yⲟure talking aboᥙt, wһʏ throw away your intelligence on ϳust
    posting videos to youг sitе when you could be giving us somеthing informative
    to read?

    Here is my web site; razors for Shaving head

  43. I have learn a few just right stuff here. Certainly value
    bookmarking for revisiting. I wonder how a lot effort you place to create such a fantastic informative site.

  44. Thanks for some other informative blog. The place else may I get that
    type of info written in such a perfect means? I have a undertaking that I’m simply now running on, and I’ve been at the glance out for such info.

  45. My brother suggested I might like this blog. He was totally
    right. This post actually made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this info!
    Thanks!

  46. Great weblog right here! Additionally your website loads up fast!

    What host are you the usage of? Can I get your associate link in your
    host? I desire my website loaded up as quickly as yours lol

  47. I always spent my half an hour to read this blog’s posts
    daily along with a cup of coffee.

  48. It’s in reality a great and useful piece of information. I am satisfied that you simply shared this helpful information with us.
    Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  49. Wow, marvelous blog structure! How lengthy have you
    ever been running a blog for? you make blogging look easy.
    The whole look of your site is magnificent, as neatly as the content material!

  50. It’s actually a nice and helpful piece of info. I’m happy
    that you shared this helpful info with us. Please keep us up to date like this.
    Thank you for sharing.

    Also visit my blog: Keto XR Side Effects

  51. I do accept as true with all of the ideas you have introduced on your post.
    They’re really convincing and will certainly work.
    Still, the posts are too brief for beginners.

    May just you please extend them a bit from next time?
    Thank you for the post.

    my blog post … Extreme Keto BHB Reviews

  52. Can I just say what a relief to find somebody that genuinely knows what they’re discussing on the internet.
    You certainly realize how to bring a problem to light and make it important.
    More people ought to check this out and understand this side of your story.

    I was surprised that you aren’t more popular because you certainly have the gift.

    Here is my web blog; https://libomax.org/

  53. Howdy! Someone in my Facebook group shared this website with us so
    I came to check it out. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Great blog and amazing design.

    Look at my page :: Organic Relief CBD

  54. Hi to every body, it’s my first pay a quick visit of this webpage; this webpage contains
    amazing and genuinely good data in favor of visitors.

    Also visit my web page :: Book Now

  55. Thanks for finally talking about > Israel Russo — O Método Ignóstico:
    A Reforma do Ignosticismo – Neoiluminismo < Loved it!

  56. Hi Dear, are you genuinely visiting this web page daily, if so
    afterward you will without doubt obtain nice know-how.

  57. Whether or not you are a Fitbit fan or just curious, here is the inside track on their latest gear!

  58. Geo-fencing is the power to remotely limit a automobile’s journey space and is obtainable in among the extrra superior GPS models.

    my page Depo QQ

  59. What a material of un-ambiguity and preserveness of valuable know-how about unexpected feelings.

  60. It’s going to be end of mine day, but before finish I am reading this fantastic piece of writing to increase my experience.

  61. Do you mind if I quote a couple of your posts as long
    as I provide credit and sources back to your blog?

    My blog is in the exact same niche as yours and my users would genuinely benefit from
    a lot of the information you present here. Please let me know if this okay with you.
    Cheers!

  62. Faltou conteudo. Em sua Conclusões”vc fala dos campos onde não passam pelos filtros..(filosofos, religioes..) .
    Faltou porém explicitar onde, em que campo os filtros são sobrepujados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top