Haslley Queiroz – Introdução à Epistemologia: Investigações Epistemológicas [SÉRIE]

Haslley Queiroz – Introdução à Epistemologia: Investigações Epistemológicas [SÉRIE]

Texto originalmente postado aqui, no dia 19/06/2016. 

O que é a Epistemologia?

A epistemologia ~do grego ἐπιστήμη (episteme – conhecimento) + λόγος (logos – palavra ou estudo) ~ é a área da Filosofia que se ocupa do estudo do que é o conhecimento (literalmente, o que significa a palavra “conhecimento”? o que significa dizer que alguém “tem conhecimento” sobre algo?), de sua estrutura, da sua natureza, dos tipos diferentes (se existirem) de conhecimento, de suas possíveis origens, de sua relação com a realidade externa e de como o mesmo é ou pode ser justificado (o que é necessário e suficiente para que algo conte como justificação de um conhecimento? Que tipo de relação existe entre conhecimento e justificação?). Apesar do termo ter sido cunhado apenas em meados do século XlX (pelo filósofo escocês James Frederick Ferrier), o estudo sobre o conhecimento é algo que nasce junto com a filosofia na Grécia Antiga (mesmo que de forma apenas incipiente), já que os pré-socráticos (os jônicos, eleáticos, etc.) começaram suas indagações sobre o princípio ou ordem primeira (arché) da realidade pressupondo que tal ordem era inteligível, ou seja, que a mesma fosse capaz de ser conhecida.

No entanto, é apenas com Platão (428-348) e Aristóteles (384-322) que as considerações sobre a natureza e origem do conhecimento se tornam mais sistemáticasformalizadas. Alguns chegam a dizer que Platão e Aristóteles antecipam, respectivamente, a divisão entre as escolas racionalista e empirista do século XVll e XVlll. Eu pessoalmente acredito que isso simplifica demais as coisas. Mas creio que realmente há um viés mais racionalista em Platão e outro mais empirista em Aristóteles (isso é óbvio). Contudo, é apenas no aflorar da chamada Filosofia Moderna, com René Descartes (1596-1650), que a epistemologia assume um papel central o suficiente para a consolidação das ideias fundamentais que irão delinear precisamente o que chamamos de racionalismo, empirismo e ceticismo clássicos e os embates ferozes dos quais os grandes pensadores da Filosofia Moderna participaram. Tais embates culminam, de acordo com a tradicional história da filosofia, na síntese kantiana das três correntes (os que dizem que Kant sintetizou apenas o racionalismo e o empirismo parecem ignorar o característico ceticismo kantiano herdado via Hume. Isso é tópico para outra postagem). Desde então, para alguns, a epistemologia adquire status de filosofia primeira.

É no século XX, e no seio da Filosofia Analítica, que os debates epistemológicos se tornam mais complexos, profundos e reflexivos. Não que os filósofos continentais não lidaram ou não lidem com temas epistemológicos (vide Husserl, Heidegger, Bachelard, Deleuze, etc.), mas são os filósofos analíticos que se concentrarão de forma laboriosa e quase exaustiva com os problemas da epistemologia se utilizando das ferramentas da Lógica e da Filosofia da Linguagem, da Ciência e da Mente. E é por esse motivo que priorizarei, mas não me limitarei, a uma análise da epistemologia do ponto de vista da Filosofia Analítica Contemporânea. Dito isso, e dada essa brevíssima introdução histórica à epistemologia (mas, como amante de História da Filosofia, não deixarei de postar também, de forma mais substancial e em uma outra série, sobre a riquíssima história das correntes epistemológicas supracitadas), vamos aos seus principais temas e problemas.

O que é “conhecimento”?

knowledge-sharing.jpg

Antes de mais nada, precisamos nos concentrar no que significa o termo “conhecimento”. O mesmo, é claro, está intimamente ligado a conceitos como certezaconvicçãoinformaçãoverdade e crença. Contudo, é necessário que olhemos para como, do ponto de vista filosófico, o termo “conhecimento” foi mais comumente utilizado e esqueçamos tais conotações presentes no nosso senso comum.

[Pausa para algumas considerações importantes de fundo: é muito comum, principalmente em psicologia cognitiva e epistemologia pragmaticista, fazer uma distinção entre conhecimento proposicional (ou descritivo/declarativo) e conhecimento processual (ou tácito/inconsciente), também conhecida como a distinção entre know-how (saber-como) e know-that (saber-que), onde o primeiro é caracteristicamente factual e é expressado através de proposições e o segundo é caracteristicamente prático e dificilmente expressável de forma linguística, como o conhecimento prático que alguém tem de andar de bicicleta, dirigir um carro ou fazer uma determinada tarefa. É claro que o nosso conhecimento total é uma mescla de ambos os tipos de conhecimento. E é claro que existe uma gradação de presença de conhecimento declarativo e tácito nas diferentes coisas que fazemos (por exemplo, para aprender a dirigir um carro, uma quantidade mínima de conhecimento proposicional foi necessário para que você entendesse o que era e como funcionava o mecanismo de marchaconduçãosinais de trânsito, etc. dentre outras coisas. Conhecimento este que, muito provavelmente, você já tinha, mesmo que não de forma clara precisa).

No entanto, iremos focar muito mais no conhecimento proposicional do que no conhecimento processual, já que o primeiro é o que mais comumente temos como crença verdadeira justificada, que é a definição tradicional de conhecimento que irei introduzir logo abaixo. O segundo é muito mais comum, e foi levado muito mais a sério, na tradição pragmatista e em outras correntes preocupadas com questões pragmáticas (isto é, práticas) e é de extrema importância para a minha concepção específica de conhecimento. Além dessas duas categorias, existem outras como know-why (saber-o-porquê e que está  relacionada ao conhecimento de causas e motivos), know-who e know-what (saber-quem e saber-o-que respectivamente e que estão relacionados ao conhecimento de familiaridade ou ao conhecimento sobre a existênciade alguém ou algo) e que não iremos tratar logo de cara. Falarei sobre cada uma dessas categorias no futuro. Principalmente sobre o conhecimento prático-tácito que me é tão caro como pragmaticista (e que é muito importante para Hayek, Sellars e Peirce, por exemplo). Por hora, como já disse, restrinjamo-nos ao conhecimento proposicional.]

 

fd898132-69b0-4b4b-9383-69479b244508
Michael Polanyi (1891-1976) em referência ao conhecimento tácito

 

Conhecimento é, na filosofia, tradicionalmente definido como crença verdadeira justificada. Tal definição é encontrada pela primeira vez de forma explícita no diálogo platônico Teeteto (apesar de que, ao contrário do que muitos pensam, Platão não era adepto dessa definição. Tópico para outro post) onde Sócrates discorre sobre diferentes possíveis definições de conhecimento tais como percepçãojuízo verdadeiro e juízo verdadeiro justificado. É importante frisar que tal definição nunca foi unanimemente aceita. Célebre é o curto ensaio de Edmund Gettier (1927-) chamado “Is justified true belief knowledge?” (A crença verdadeira justificada é conhecimento?) publicado em 1963 e que causou um alvoroço entre os epistemólogos devido aos seus ataques a essa concepção tradicional de conhecimento e sobre o qual iremos falar mais na frente. Por enquanto atenhamo-nos a destrinchar analiticamente os componentes de nossa definição tradicional, ou seja, as diferentes concepções do que são crençasverdades e justificações.

[Pausa para uma outra consideração importante de fundo: você deve estar talvez pensando, mas será que o conhecimento é realmente e necessariamente composto de crenças? É possível saber sem crer? Você consegue dizer: “Eu sei que o céu é azul, mas eu não acredito que o céu é azul” e fazer sentido? Parece que não! Quando você diz que sabe algo, você está, ao mesmo tempo, admitindo que acredita que esse algo seja verdade. No entanto, o seu simples acreditar que algo é verdade não torna necessariamente este algo verdade. Pois perceba que crença é o elemento subjetivo da ideia de conhecimento em questão, já que uma crença sempre pertence a um sujeito e ela nem sempre é verdadeiraVerdade seria, de acordo com a concepção mais tradicional, o elemento objetivo, ou seja, aquilo que se refere a algo na realidade que torna a crença verdadeira ou justifica a crença como sendo verdade (ignorando, por enquanto, aqueles que acreditam que toda verdade é subjetiva). Alguns diriam que verdade é uma correspondência entre a crença ou um objeto do conhecimento e algo concreto ou localizável na realidade. Outros diriam que a verdade é muito mais fruto de uma coerência das crenças que possuímos entre si. Perceba que essas duas posições tratam a verdade como uma relação. Há também quem diga que a verdade não é uma relação, há quem diga que a verdade é apenas uma ferramenta linguística de demonstração de aprovação ou compromisso alético (“alético” é um termo grego que deriva da palavra a-letheia, des-velar, des-cobrir ou des-esquecer e que é traduzido como “verdade”, toda vez que eu mencionar o termo “alético” ele significará: “relacionado a assuntos sobre a verdade”) ou seja, a um compromisso com a verdade de uma determinada proposição ou fato. Essas três posições são as mais populares teorias da verdade da filosofia contemporânea. Conhecidas respectivamente como teoria da verdade como correspondênciateoria coerentista da verdade teoria deflacionária da verdade. Falaremos sobre cada uma delas eventualmente. Você não precisa, por hora, se preocupar em aprender o nome dessas posições ou os termos usados aqui. O importante é que entenda como tudo se encaixa. E quanto a justificação? Bom, ela é justamente o elemento que conecta a crença à verdade. Ela pode ter como base principalmente evidências (e essa posição é conhecida como evidencialismo) ou ela pode ter como base principalmente garantia de que os mecanismos cognitivos através dos quais você adquiriu a crença são confiáveis (e essa posição é conhecida como confiabilismo). Teremos tempo para ver tudo isso de forma detalhada mais para a frente. O que importa é entender o seguinte: crença (elemento subjetivo), verdadeira (elemento, normalmente, objetivo) justificada (elemento que conecta o subjetivo ao objetivo) = conhecimento].

Passemos agora para a análise dos três componentes do conhecimento em seu sentido tradicional: crença, verdade e justificação sucessivamente.

 

O que é “crença”?

brain-knowledge-graph2-ss-1920-800x450

Uma crença é comumente concebida como um estado ou representação mental (como wittgensteiniano, rejeito tal concepção. Mas de novo: Tema. Para. Outro. Post). Em epistemologia, psicologia cognitiva e filosofia da mente, chamamos uma crença de atitude proposicional pois ela faz parte de um dos tipos de atitudes cognitivas que podemos tomar em relação a uma proposição. Por exemplo, em relação à proposição: “Amanhã vai chover”, eu posso adotar a atitude cognitiva de acreditar que “amanhã vai chover” ou a de querer que “amanhã vai chover” seja verdade ou a de imaginar que “amanhã vai chover”. Assim, acreditarquerer e imaginar são atitudes proposicionais. Outros exemplos são: afirmarnegarduvidar, etc. [Importante é notar que uma proposição é, normalmente, tida como um objeto abstrato ou ideal que expressa um pensamento e pode ter diferentes formas. Por exemplo, a proposição: “O almoço está pronto” pode tomar formas como: “O almoço vai estar pronto”, “O almoço esteve pronto”, “que o almoço fique pronto”, etc. O que permanece é o pensamento central. É claro que eu discordo dessa concepção de proposição. Mas como meu propósito é apenas que você entenda o que é uma proposição e como ela pode variar no contexto de nossas considerações sobre crença e, além disso, visto também que tal concepção ~fregeana~ é normalmente a mais aceita, fiquemos com ela.]

Dito isso, vamos estabelecer mais uma distinção importantíssima para a área da epistemologia e fenomenologia que data de Frege e Husserl. A distinção entre um ato cognitivo (noesis) e um conteúdo de um ato cognitivo (noema). Crer, duvidar e imaginar são atos cognitivos. O conteúdo da crença, da dúvida e da imaginação é o objeto ao qual tal ato se refere. Assim, é necessário diferenciar o meu ato de crer que o céu é azul do conteúdo desse ato que é a proposição “o céu é azul”. Essa distinção é essencial porque muitas vezes o uso dos termos “crença”, “dúvida”, “desejo” é ambíguo. Às vezes o mesmo pode se referir ao ato cognitivo e outras vezes ao conteúdo de tal ato. E isso pode confundir bastante. Por exemplo, quando digo para alguém que: “A sua crença de que tem um ladrão invadindo a sua casa é absurda”, estou me referindo ao ato de crer da pessoa, caso não haja ladrão algum invadindo a casa, e não ao conteúdo do ato pois tal conteúdo (o de que tem um ladrão invadindo a casa em questão) não é em si absurdo (pois é possível que um ladrão realmente invada a casa), é apenas o ato de crer nisso naquele momento que é absurdo. Por outro lado, quando digo para alguém que: “Eu acho bastante bonitas as crenças dos tupis-guaranis sobre a origem da Vitória-régia”, estou me referindo ao conteúdo de tais crenças (aqui, atos de crer) e esse conteúdo é sempre proposicional. Para facilitar as coisas e para evitar tal ambiguidade, passarei a utilizar “a-crença” quando quiser me referir ao ato de crer e “c-crença” quando quiser me referir ao conteúdo do ato de crer e quando eu quiser me referir a ambos em conjunto, direi apenas “crenças”.

Agora, podemos ver como tudo se encaixa. Quando digo que uma crença é uma atitude proposicional ou um estado mental, estou me referindo ao ato cognitivo de crer, ou seja, ao que chamarei de a-crença. Mas então, o que realmente é ou qual é a natureza do  conteúdo de uma a-crença? Ora, a resposta já foi dada e está bem debaixo do nosso nariz. O conteúdo de uma a-crença é da natureza de e não pode ser nada além de: uma proposição. Uma c-crença é sempre uma proposição.

Para finalizar esse post, é necessário fazer uma última distinção. A distinção entre crenças ocorrentes e crenças disposicionais. Uma crença ocorrente é apenas uma crença que você já tem guardada na memória e adquiriu através de um processo de aprendizado e interação social e que você utiliza para lidar com o ambiente ao seu redor no dia-a-dia. Por exemplo, a crença de que se você pular de um prédio, você vai cair. Já uma crença disposicional é uma crença em relação a qual você tem, com base no conjunto de coisas que você já sabe, uma pré-disposição a formar. Por exemplo, quando alguém te pergunta: “Você acredita que zebras usam fones de ouvido?” e você diz: “Não!”. Tal crença não é algo que ocorre a você com frequência ou talvez você nunca tenha pensado sobre isso. Ela é fruto de um processo de avaliação da adequação de tal proposição com o conjunto de crenças que você já tem e sabe que são verdadeiras.

Bom, agora que já temos uma ideia geral do que é uma crença. Nos resta saber o que é a verdade e o que é uma justificação epistêmica. Mas isso, e muitas outras coisas, serão tópicos de uma próxima postagem.

Este post tem 71 comentários

  1. 413371 87003There couple of fascinating points at some point in this posting but I dont determine if these men and women center to heart. There is some validity but Let me take hold opinion until I check into it further. Wonderful write-up , thanks and then we want far more! Combined with FeedBurner in addition 605701

  2. Pingback: URL

  3. With less money being spent in our economy,
    it did what economies usually do under those circumstances.
    It is very important to emphasize the power has laws and
    fundamental characteristics that distinguish it for purpose of historical analysis, other places of social
    knowledge. This Representative must be faced with negligence and abuse of power while in office and removed.

    Feel free to surf to my site; Ekonomi Indonesia

  4. Vacations- If you are going to get off on a break for any week or two, you might like to think about covering your contemporary patio
    furniture during that time. They have become useful with compartments to hold
    stuff enhance the mess in the room. Bush Furniture presently may be the 8th largest furniture company inside
    the U.

    Have a look at my web page – Perabot Rumah Tangga

  5. I hate to know these people talk on the radio and around the news regarding the significance of a credit score.
    And even individuals who have enough income to think about buying might not be capable of
    be eligible for a mortgage. So please satisfy having a financial advisor and
    look for methods to consolidate debt with your personal budget.

    Here is my blog post :: Apa Itu Fashion

  6. There are some they enjoy the regular kind
    of the set up although some opt for the greater contemporary and arty kind of
    your look. The height of an dresser along with the depth and width of the wardrobe are typical critical factors
    for our comfort and convenience. A proper synchronisation from the toilet
    seat using the theme of the bathroom is necessary.

    Have a look at my website; Peralatan Rumah Tangga

  7. Admiring the hard work you put into your site and in depth information you provide.
    It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same
    unwanted rehashed information. Great read! I’ve bookmarked your site
    and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  8. Hello there, I found your website by means of Google while searching for a related topic, your website came up, it looks good.
    I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, just turned into alert to your weblog thru Google,
    and found that it’s really informative. I am gonna be careful for brussels.
    I’ll be grateful if you continue this in future. Lots of other folks might be benefited out
    of your writing. Cheers!

    Also visit my webpage – 먹튀검증

  9. Fastidious answers in return of this issue
    with real arguments and explaining all regarding that.

    My homepage :: 먹튀검증

  10. I think the admin of this web site is genuinely working hard in favor of his web site, since
    here every stuff is quality based data.

  11. Very energetic blog, I enjoyed that a lot. Will there
    be a part 2?

  12. Saved as a favorite, I really like your website!

  13. I like the valuable info you provide in your articles.
    I will bookmark your weblog and check again here regularly.
    I’m quite sure I will learn a lot of new stuff right here!
    Good luck for the next!

  14. Good post. I learn something totally new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis.
    It’s always exciting to read content from other authors and practice
    a little something from other websites.

  15. Wow that was odd. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow,
    just wanted to say wonderful blog!

  16. Excellent goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you are just too wonderful.
    I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it.
    You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible.

    I can’t wait to read far more from you. This is really a great site.

  17. I do consider all of the concepts you have introduced
    for your post. They’re really convincing and can definitely work.
    Still, the posts are too quick for starters.
    Could you please lengthen them a bit from next
    time? Thank you for the post.

    Feel free to surf to my web page: 메이저사이트

  18. Hi! I’m at work browsing your blog from my new apple iphone!
    Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
    Keep up the great work!

    Also visit my website – 사설토토

  19. I every time spent my half an hour to read this website’s articles every day along with a mug of coffee.

  20. I am genuinely grateful to the holder of this web page who has shared this wonderful paragraph at here.

  21. My partner and I stumbled over here coming from a different website and thought
    I may as well check things out. I like what I see so i am just following you.

    Look forward to exploring your web page repeatedly.

  22. You’re so cool! I do not believe I’ve truly read something
    like that before. So nice to discover somebody with some genuine thoughts on this subject.
    Seriously.. many thanks for starting this up.
    This web site is one thing that is needed on the internet, someone with a little
    originality!

  23. Oh my goodness! Amazing article dude! Thank you, However I
    am having difficulties with your RSS. I don’t know the reason why I can’t join it.
    Is there anyone else having similar RSS problems?
    Anybody who knows the answer will you kindly respond? Thanks!!

    Review my homepage – 먹튀검증사이트

  24. What i do not understood is in truth how you’re no longer actually
    a lot more neatly-liked than you may be right now. You’re so intelligent.
    You know thus considerably on the subject of this matter, produced me personally imagine
    it from a lot of varied angles. Its like men and women don’t
    seem to be fascinated until it’s something to do with Woman gaga!
    Your individual stuffs outstanding. Always
    maintain it up!

  25. I think that everything published was very reasonable.
    But, consider this, what if you added a little content?
    I am not saying your information is not solid, but what if you added something
    that grabbed a person’s attention? I mean Haslley Queiroz – Introdução à
    Epistemologia: Investigações Epistemológicas [SÉRIE] –
    Neoiluminismo is kinda vanilla. You might glance at Yahoo’s front page
    and note how they create news headlines to grab viewers to open the links.
    You might add a video or a related pic or two to get people
    excited about what you’ve got to say. In my opinion, it could bring your blog a little livelier.

    Here is my web blog – 온라인카지노

  26. This design is spectacular! You obviously know how to
    keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to
    start my own blog (well, almost…HaHa!) Great
    job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

    Also visit my site: 먹튀사이트

  27. Hey just wanted to give you a quick heads up. The words in your article seem to be running off the screen in Ie.
    I’m not sure if this is a format issue or something to
    do with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The layout look great though! Hope you get the issue fixed soon. Cheers

    Here is my page; 먹튀검증업체

  28. Howdy! I could have sworn I’ve been to your blog before but after going through
    some of the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly happy I came
    across it and I’ll be bookmarking it and checking back
    frequently!

    Look into my blog post :: 카지노사이트

  29. Greetings from Carolina! I’m bored to death at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break.
    I enjoy the information you present here and can’t wait to take
    a look when I get home. I’m surprised at how fast your blog loaded on my cell phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways,
    great site!

    Also visit my homepage; 사설토토사이트

  30. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs
    really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your
    website to come back later. All the best

    Review my web-site; 토토검증사이트

  31. hello there and thank you for your info – I’ve definitely picked up anything new from right here.

    I did however expertise a few technical points using this
    web site, as I experienced to reload the web site a lot of times previous to I could
    get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and can damage your
    high-quality score if advertising and marketing with Adwords.

    Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and can look out for much more of
    your respective exciting content. Ensure that you update
    this again soon.

  32. Your style is really unique compared to other people I’ve read stuff from.
    I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this web site.

  33. I like the helpful information you supply in your articles.
    I will bookmark your blog and check once more right
    here frequently. I’m reasonably sure I will be informed plenty of new
    stuff right here! Good luck for the following!

  34. Hey this is somewhat of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if
    you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted
    to get guidance from someone with experience. Any help would be
    enormously appreciated!

  35. I know this website gives quality depending articles and extra data, is there any other site which presents these kinds of data in quality?

  36. These are in fact impressive ideas in regarding blogging. You have touched some good factors here.
    Any way keep up wrinting.

  37. Your style is very unique compared to other folks I’ve read stuff
    from. I appreciate you for posting when you have
    the opportunity, Guess I will just book mark this page.

  38. This design is spectacular! You certainly know how to keep a reader entertained.

    Between your wit and your videos, I was almost moved to
    start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job. I really enjoyed what you
    had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  39. Hello! This is my first visit to your blog! We are a
    group of volunteers and starting a new project in a community in the same
    niche. Your blog provided us valuable information to work
    on. You have done a extraordinary job!

  40. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account
    it. Look advanced to far added agreeable from you! By the way, how can we communicate?

    My website :: 메이저사이트

  41. Hi! I could have sworn I’ve visited this blog before but after going through a few
    of the articles I realized it’s new to me. Regardless, I’m certainly delighted I came across it and I’ll be
    bookmarking it and checking back often!

  42. My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.

    I have always disliked the idea because of the
    costs. But he’s tryiong none the less. I’ve been using
    Movable-type on several websites for about a year and am worried about switching to another
    platform. I have heard excellent things about
    blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
    Any kind of help would be really appreciated!

  43. excellent issues altogether, you simply gained a new reader.
    What could you suggest about your put up that you simply made some days ago?
    Any sure?

  44. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I do not know who you are but certainly you’re
    going to a famous blogger if you are not already ;
    ) Cheers!

  45. WOW just what I was searching for. Came here by searching for USPS折扣

  46. Since the admin of this website is working, no uncertainty very
    soon it will be renowned, due to its feature contents.

  47. I’m pretty pleased to discover this great site. I need to to thank
    you for your time for this fantastic read!!
    I definitely loved every little bit of it and I have you book
    marked to see new things on your site.

  48. Awesome! Its really awesome article, I have got much clear idea
    about from this post.

  49. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew
    of any widgets I could add to my blog that automatically
    tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe
    you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading
    your blog and I look forward to your new updates.

  50. Greetings! Very useful advice within this post! It’s the little changes that produce
    the greatest changes. Thanks a lot for sharing!

  51. Whats up are using WordPress for your blog platform?
    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you require any html coding expertise
    to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

    My page; http://soliderix.net/

  52. Admiring the hard work you put into your blog and in depth information you provide.

    It’s good to come across a blog every once in a while
    that isn’t the same old rehashed information. Great read!
    I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

    my homepage http://redwoodlodgecbd.com/

  53. Keep up the good piece of work, I read few content on this site and I conceive that your
    web site is rattling interesting and has sets of fantastic information.

    my web site … http://vigortesto.com/

  54. I am actually delighted to read this weblog posts which includes plenty of helpful facts, thanks for providing these kinds of information.

    My page :: Ultra Keto X Burn

  55. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agreeable from you! However, how can we communicate?

    Here is my homepage :: KetoYou Pills

  56. Hiya very cool website!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I’ll bookmark
    your web site and take the feeds additionally? I’m glad to seek
    out a lot of helpful information right here within the post, we’d
    like work out more techniques on this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

    Feel free to surf to my webpage – Nature Tonics Keto Pills

  57. Its such as you learn my thoughts! You seem to understand so
    much about this, like you wrote the ebook in it or something.
    I think that you just could do with a few p.c. to power the message home a little bit, but other than that, this is excellent blog.

    A great read. I’ll certainly be back.

    my webpage … Testoryl Pills

  58. I don’t even know how I finished up here, but I assumed this
    publish was once great. I do not know who you’re but definitely you’re going to a well-known blogger if you are not already.
    Cheers!

  59. Excelente. Há alguma previsão para a publicação do próximo post desta série?

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top